Luz e Sombra

Sunday, July 11, 2004

Pablo Neruda

Pablo Neruda, fará amanhã, que nasceu há cem anos.


Poema XX
Posso escrever os versos
mais tristes esta noite.
Escrever, por exemplo,
"A noite tem estrelas,
e, azuis, os astros tiritam
na distância".
O vento nocturno gira
no céu e canta.
Posso escrever os versos
mais tristes esta noite.
Eu amei-a e, por vezes,
ela também me quis.
Em noites como esta tive-a
nos meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o
céu infinito.
Ela quis-me e por vezes eu
também lhe queria.
Como não ter amado seus
grandes olhos firmes?
Posso escrever os versos
mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho.
E sentir que a perdi.
Ouvir a noite imensa, mais
imensa sem ela.
E o verso cai na alma qual
no prado o rocio.
Que importa que o meu
amor não pudesse
guardá-la!
A noite tem estrelas e ela não
está comigo.

"Pablo Neruda tinha já a ambição de não terminar em si mesmo, queria viajar, conhecer pessoas fascinantes e artistas por todo o mundo."

Um poeta a ler futuramente...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer