Luz e Sombra

Tuesday, July 13, 2004

Albert Cossery

No final de "Mendigos e Altivos" vêm um anexo com excertos de entrevistas concedidas por Albert Cossery. Destas entrevistas destaco:

"A preguiça pode dar-nos tempo necessário à reflexão."

"Porque a vida é muito simples, e tudo é feito para que pareça complicada."

"A partir do momento em que uma pessoa não tem qualquer ambição de dinheiro, de orgulho ou de poder, a vida torna-se de repente formidável."

"Escrevo para afirmar a minha presença nesta terra. Fui feliz na infância porque já então era leitor de grandes autores. A eles devo o que sou. Se um determinado livro não tiver sobre o leitor tal impacto que no dia seguinte ele deixe de ir ao emprego, esse livro não vale nada"
"Mendigos e Altivos" teve sobre mim tal impacto que hoje sinto-me uma pessoa diferente da de ontem...

"Queria ser escritor, escritor ou coisa nenhuma. Devo tudo aos livros. Mesmo na pior das desgraças, se tivermos um grande livro, sentimo-nos como um rei. Sinto, é verdade, pena de não ter escrito em árabe."

"Não consigo comunicar com os adultos, porque nada tenho em comum com eles. Têm uma carreira a defender, têm dinheiro para ganhar, não são interessantes e não têm piada nenhuma."

2 Comments:

  • "Não consigo comunicar com os adultos, porque nada tenho em comum com eles. Têm uma carreira a defender, têm dinheiro para ganhar, não são interessantes e não têm piada nenhuma."

    lol!

    By Blogger aquelabruxa, at 11:13 AM  

  • Gosto da selecção de excertos que faz. Só o facto de ler Cossery torna-o/a, uma pessoa aparte, pelo menos para mim. Não porque o considere alguma espécie de guru, mas por ser o autor que esplanou de forma talentosa e divertida toda a imbecilidade que grassa por essa Terra fora. Antes dos seus livros sentia uma espécie de orfandade e subversão relativamente à minha própria visão de um mundo reduzido a uma escravidão silenciosa. É como se um incómodo que nos acompanha desde sempre, miudinho no recesso da nossa insatisfação de cada dia, ganhasse de repente uma representação literária formal: a celebração da vida enquanto uma borga de contornos simples...

    Muitos parabéns pelo bom gosto e pelo blog cuidado, que passarei a visitar.

    By Blogger André Pinto, at 5:39 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer