Luz e Sombra

Tuesday, July 20, 2004

O vendedor de passados

   Demorei cerca de 3 dias a devorar "o vendedor de passados" de José Eduardo Agualusa.  O narrador é uma osga, que noutra vida já foi uma pessoa. Félix Ventura, personagem central, vende passados falsos a quem quer ter uma nova família, uma nova  vida, enfim, um futuro diferente! É então que lhe entra  pela casa dentro um angolano à procura de uma nova genealogia e a fantasia começa a desenrolar-se em redor destas personagens e de outras que vão aparecendo.
 
Dez anos depois de ler um livro de Jorge Luís Borges, José Eduardo Agualusa  lembrou-se de uma passagem do livro que lhe serviu de inspiração e mote para escrever "o vendedor de passados". Aparece logo no início do livro: "Se tivesse de nascer outra vez escolheria algo totalmente diferente. Gostaria de ser norueguês. Talvez persa. Uruguaio não, porque seria como mudar de bairro" 
 
A apresentação deste livro coube a António Lobo Antunes que enalteceu rasgadamente o talento do, segundo ele, melhor escritor da sua geração e de muitas outras gerações. 
O que eu não dava para poder ter visto o sisudo e mal humorado do Lobo Antunes prestar-se a tal eloquência.
 
Duas passagens:
"A realidade é dolorosa e imperfeita" dizia-me, "essa é a sua natureza e por isso a distinguimos dos sonhos. Quando algo nos parece muito belo pensamos que só pode ser um sonho e então beliscamo-nos para termos a certeza de não estarmos a sonhar - se doer é porque não estamos a sonhar. A realidade fere, mesmo quando, por instantes, nos parece um sonho. Nos livros está tudo o que existe, muitas vezes em cores mais autênticas, e sem a dor verídica de tudo o que realmente existe. Entre a vida e os livros, meu filho, escolhe os livros." 
 
"A verdade é improvável." (...) "A mentira, explicou, "está por toda a parte. A própria natureza mente. O que é a camuflagem, por exemplo, senão uma mentira? O camaleão disfarça-se de folha para iludir a pobre borboleta". 
 
Enfim, um livro a reler novamente...    

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer