Luz e Sombra

Tuesday, September 28, 2004

Ética para um jovem

Na mesinha de cabeçeira repousava já à algum tempo "Ética para um jovem" de Fernando Savater. Ia sempre adiando a sua leitura porque me parecia um livro denso e difícil. Mas entretanto li. Li e gostei. E que pena tenho eu de não ter pegado nele mais cedo. Que leitura profunda e interessante me proporcionou. Aprendi muito e parei para pensar em muitas coisas do nosso dia-a-dia. Mas afinal o que é a ética? "A ética é a arte de escolher o que mais nos convém para vivermos o melhor possível." E por isso a todos nos interessa já que todos queremos ter uma vida boa. Um dos capítulos que mais gostei foi "Eleições gerais". E porquê? porque quem quer que tenha a preocupação ética de viver bem não pode evadir-se da política. e mais não digo...

1 Comments:

  • Olá!

    Se gostaste de ética para um jovem, recomendo, do mesmo autor, "o Conteúdo da Felicidade" que, embora mais complexo, é um complemento do primeiro.

    "Dizer «quero ser feliz» é ingenuidade ou sentimentalismo, excepto quando se trate de um desafio, de uma declaração de independência, de uma forma de proclamar «afinal, não vos devo nada».

    Lê também, se tiveres oportunidade e interesse "a alegoria da caverna" de platão e "cântico negro" de josé régio...

    E não te chateio mais x)

    Beijo,
    Barbara

    By Blogger Bárbara, at 11:03 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer