Luz e Sombra

Tuesday, October 26, 2004

O Violino de Auschwitz

Contra-capa:
"O Violino de Auschwitz é a história de um violino que foi criado no meio do horror. Este romance doloroso transmite, no entanto, a esperança no género humano, na salvação pela arte, na beleza e no trabalho. Daniel, o protagonista, sobrevive ao inferno de Auschwitz graças ao seu dom de criar beleza, de construir um violino para os seus verdugos. Muitos anos depois do holocausto, um músico famoso assiste a um concerto e reconhece o som inconfundível do violino de Daniel, que tinha utilizado em Auschwitz. Através do contacto com o violinista que agora possui o instrumento, desencadeia-se uma viagem ao passado que fundamenta o romance. A pureza da linguagem, sustida e sem estridências, outorga a «O Violino de Auschwitz» uma espécie de sonoridade discreta, uma paixão afinada e precisa. Uma bela demonstração da dignidade humana em todas as circunstâncias."

Este livrinho chegou-me ao correio por alturas do meu aniversário. Livros sobre o terror de Auschwitz ainda só tinha lido o Diário de Anne Frank. O violino de Auschwitz fala mesmo da vida dentro do campo de concentração. Tão fininho e fácil de se ler mas ao mesmo tempo tão forte, pesado e demolidor. Ao longo da narrativa vi-me fundida em Daniel a sofrer todas as barbaridades mais inimagináveis à dignidade humana. Durante alguns dias, após a leitura terminada, vi-me perseguida pela ideia que um dia também eu poderei passar muita fome. Os meus amigos tranquilizaram-me!
Um livro verdadeiramente soberbo e poderoso que me inquietou e perturbou profundamente...

4 Comments:

  • Sim, alguns livros são mesmo assim, devoram-nos mesmo depois de terem acabado, em noites mal dormidas, ou em pensamentos absortos...
    As ondas, ao principio, confesso que é dificil de ler, após a primeira página, apetece-te desistir, é confuso, mas depois começas a entrar no mundo da Virginia, um mundo que considero extraordinário, diferente dos outros livros, por ser tão aparentemente sem história e atrair tanto e, quando entras, a leitura é facil e apetecível.. pelo menos para mim. Só livrinhos para ler! E vem aí o Natal! venham mais livros! Weeeeee :D

    By Blogger coma, at 6:44 PM  

  • Estive em Auschwitz este ano, e o turbilhão de sentimentos que nos assalta durante a visita é um pouco semelhante ao que descreveste. Por isso o livro deve ser mesmo bom...

    By Blogger J, at 12:14 PM  

  • estou louco pra ler esse livro....
    alguem tem o link para baixa-lo?
    agradeçooooooooo

    By Anonymous kleydson, at 6:36 PM  

  • Quais são os contextos históricos deste livro ???

    By Blogger Felicidade, at 7:15 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer