Luz e Sombra

Saturday, December 18, 2004

O Processo

Já acabei de ler O Processo de Kafka. Foi uma leitura longa e vagarosa. Não é um livro fácil de se ler. O leitor é mantido na expectativa até ao fim, nunca é revelado o motivo do processo de Josef K. e também não se vai saber o desfecho do processo!?. Acho que não consegui entrar profundamente em toda a dimensão e complexidade do livro. Daqui a um par de anos voltarei a lê-lo.
O Processo é uma obra inacabada de Kafka. Foi o seu amigo Max B. que após a sua morte o organizou e publicou. Mas este não era o desejo de Kafka que deixou a seguinte carta a Max B. :

"Querido Max:
Este é o meu último pedido: tudo quanto em forma de diários, manuscritos, cartas, minhas e de outros, desenhos, etc., for encontrado nas coisas que deixo (portanto na estante, no armário, na secretária, em casa, no escritório ou seja onde for) deve ser queimado integralmente e sem ser lido, assim como todos os escritos ou desenhos que tu ou outras pessoas, em quem em meu nome os pedirás, tenham em seu poder. As pessoas que não queiram entregar-te quaisquer cartas que possuam, devem, pelo menos, comprometer-se a queimá-las.
Teu Franz Kafka"

O que pode levar um talentoso escritor como Kafka a querer queimar os seus trabalhos? Não sei... ainda bem que o amigo não o fez!

4 Comments:

  • Gostei muito do Processo de Kafka, se bem que seja uma obra inacabada e bastante complexa. Quanto à atitude do amigo de Kafka tem duas avaliações: por um lado, nos leitores de todo o mundo lhe temos de agradecer, por outro foi um pessimo amigo. A obra era de Kafka e o seu desejo deveria ter sido respeitado, pelo menos no que diz respeito às obras que ele (Kafka) conservava. As que ofereceu já n tem o direito de as destruir, se foram obra dele.
    Gostei da paixão pela leitura que se sente no teu espaço
    *A

    By Blogger A. Narciso, at 10:12 AM  

  • Eu também não concordei de imediato com a publicação, acho que o amigo de Kafka devia ter respeitado o seu pedido. Mas no final do livro Max explica porque não o fez e face aos argumentos acabas por concordar com a publicação. Logo que possa transcreverei para o blog os mesmos.
    Não consigo saber o endereço do teu blog,o teu profile não está acessível, de qualquer maneira obrigado pelo comentário.
    abraço

    By Blogger Eduarda Sousa, at 11:02 AM  

  • ... Gostei muito do teu blog! Voltarei sempr para mais uma fonte de impressões sobre obras literárias! Nunca li O Processo. Acho que ainda tenho que amadurecer um pouco também... Mas faço planos para isso! Agora estou a ler "O Paraíso na outra esquina" do Mário Vargas Llosa. Estou a gostar muito! É sobre Gauguin e a sua avó, em histórias paralelas. Quanto às reticências de Kafka... Eu acho que o posso entender... Os escritos originais de alguém, apesar de terem sempre a inluencia do meio que rodeia o escritor são sempre o próprio, nú e virado do avesso... Exposto, portanto, quando publicado!

    By Blogger Joana, at 11:50 AM  

  • O meu Blog é: www.eelkovanmulder.blogspot.com
    Julgo que o profile já está activo
    *A

    By Blogger A. Narciso, at 12:14 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer