Luz e Sombra

Sunday, December 26, 2004

Êxito!

"Por outro lado, existem quase cinquenta e seis mil novos milionários no país – e venceram como salteadores. Fizeram dinheiro porque, para começar, já tinham um bom pecúlio e investiram em empresas que se tornaram ricas porque despediram pessoas, exploraram crianças e os pobres noutros países e usufruíram de grandes reduções nos impostos. Para eles a ganância não era boa, era obrigatória. De facto eram tão boas a criar um clima de ganância que a própria palavra passou de moda. Agora chama-se ÊXITO!, e é verdade que vem com a própria pontuação. Rapidamente, quase ninguém continuou a considerar esta voracidade errada ou obscena; tornou-se (...) parte da nossa vida quotidiana..."

O meu primo mudou de telemóvel, para um da terceira geração. O que ele tinha era muito melhor do que o meu actual. E propôs-se a vender-mo por 20 euros. Um telemovél que tinha custado mais de 150 euros. Andei apoquentada nos últimos dias a pensar neste negócio. Para que é que eu precisava de trocar de telemóvel? O meu está novo e para o uso que lhe dou chega e sobra perfeitamente. O meu impulso imediato foi querer logo um novo e melhor. Mas para quê? Michel Moore deu-me as respostas que precisava de saber...
Afinal o que é a ganância? A avidez de ganho.

4 Comments:

  • Já tenho esse livrinho na minha posse! Também tenho curiosidade em le-lo... E também sinto esse conflito entre a tentação e a razão... A última tem conseguido vencer, felizmente...

    By Blogger Joana, at 11:36 AM  

  • É um excelente livro, não deixes de ler. Já sou assumidamente anti-Bush depois de ler as primeiras páginaS. INACREDITÁVEL as coisas que as pessoas são capazes de fazer para chegar ao poder!

    By Blogger Eduarda Sousa, at 11:47 AM  

  • tás a ver o teu télélé? era igual ao meu...digo era, porque mi madre deu-me um novo! ups! para ser sincera não era um desejo meu ter um telemovel novo, até porque o anterior como tu disses "chega e bem" para as coisas para as quais o utilizo! Mas pronto sendo uma oferta de natal, não pude recusar! Agora tenho-o aqui pousado sobre a mesa, sem chamadas ou mensagens, tal e qual o anterior... :( como dizia ou outro : telemovel novo, dona velha..." lol

    By Blogger Ana João, at 8:30 PM  

  • Como foi oferecido não te condeno impressão digital.

    Sim, Du, o consumismo é tão exagerado e ainda mais nestas épocas de natal

    By Blogger Eduarda Sousa, at 3:38 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer