Luz e Sombra

Tuesday, December 28, 2004

Livros ou CD´s

Quando vamos comprar um livro, mesmo que nunca tenhamos ouvido falar do autor, podemos ter uma ideia geral do assunto do livro, não apenas através do título, mas também lendo as indicações na contracapa. Podemos também ler as primeiras páginas pois são raros ou mesmo inexistententes (para aí um em cada mil) os livros que vem selados. Enquanto que num Cd, temos apenas o título, o nome do grupo, que se não conhecermos em nada (ou pouco) nos ajuda, e os nomes das músicas. Os CDs estão todos selados e não podemos ver sequer as letras das músicas (se o CD as trouxer! claro!). Não podemos ouvir para ver se a música soa bem aos nossos ouvidos. Se chatearmos o funcionário ele até nos põe o cd a tocar, uma ou duas músicas e depois muda logo para outro cd, o último êxito que quer levar as pessoas a comprar. Por tudo isto é que aos poucos me fui desencorajando de comprar CDs. Um CD pode chegar agora aos 22euros e por este preço compro dois livros (claro que não se pode comparar um objecto com o outro mas a diferença de preços é avassaladora!). O CD se levar para casa, ouvir e não gostar, na loja não me trocam pois poderia ter nesse tempo feito uma cópia. Um livro não. Geralmente trocam pois não é numas horas que se consegue ler um livro inteiro de grossura média. Por tudo isto é que tenho mais livros que CDs... Por tudo isto é que entro mais depressa numa livraria do que numa loja de CD´s-

7 Comments:

  • concordo contigo!
    comprar um cd pode ser um tiro no escuro, em 10 músicas podemos só gostar de uma!
    com o livro temos mais indicações é certo, sabemos mais ou menos a trama da história,mas ainda assim há livros que no fim me desiludem!

    os cd's que geralmente podes arriscar comprar são os que passam na rádio,over and over again, e aqueles que te emprestam para ouvir! Geralmente é isso que faço...pedir emprestado! lol

    mas ao contrário de ti, entro mais facilmente numa loja de cd's (tu sabes que eu gosto de musica)ainda que quando entro numa livraria me perca no tempo e nos livros! Dica: experimente a LELLO no Porto...

    By Blogger Ana João, at 5:42 PM  

  • Também me deparo com o mesmo problema.... Aliás penso que toda a gente... E depois queixam-se de que as pessoas piratariam os CDs...

    By Blogger Joana, at 6:15 PM  

  • Não percebo a questão sequer... pode-se ter qq cd do mundo ou qq dvd em cópia mal se queira. já a experiência de ler um livro exige um original, é impossível ler um livro em fotocópias por prazer ou mesmo num daqueles tablet pc's. Em relação a uma música sou capaz de a ouvir vezes sem conta, em relação a um livro depois de o ler tenho de me afastar dele pra reflectir nas emoções que me causou. Tirando os livros técnicos, em que vou relendo passagens, anotando, de tal forma que quando o acabei de ler o livro é efectivamente MEU, tão anotado que está, tão cheio de mim que está...

    ; )

    By Blogger noiseformind, at 10:51 PM  

  • noiseformind, pois para mim é exactamente ao contrário. O meu computador é da idade da pedra, não tem gravador de cd´s ou dvd´s, nem sequer mp3. Depois cá em braga não é assim tão fácil arranjar cópias, só através de amigos porque se fores a uma feira o que encontras é muito pouco, quase inexistente, em comparação, por exemplo, com a feira da ladra em Lisboa onde arranjas facilmente o que queres a baixo custo. Mas percebo o teu ponto de vista. Para mim continua, ainda assim a ser mais fácil e barato comprar livros

    By Blogger Eduarda Sousa, at 9:27 PM  

  • Braga... é difícil arranjar... cópias???????????????

    bem... da última vez que verifiquei ( dia 29/12/2004 19h30, à saida do Cores de Chá no Carandá) Braga era dos melhores sítios do país pra arranjar cópias. Só tens de conhecer um tipo de LESI, é assim tão difícil encontrar um? E sendo tu mulher, basta prometeres dar-lhe o teu email que ele entrega-te logo uns 10 cd's à cabeça ( depois de lhe dares o mail e o teu nick no IRC, quer o tenhas ou não, ele mantém-te o computador actualizado durante 5 anos).

    Eu por acaso tenho pacientes adolescentes, que fazem ponto de honra em manter-me actualizado a nível de software e música ( aliás, adoram o desafio de procurar coisas tão "estranhas" como covers de Jeff Buckley) portanto não sei o que é isso de pagar pra ter acesso a essas coisas mas é relativamente fácil...

    Já agora... alguém arranja concertos ao vivo de Ornatos ou tem a gravação do concerto do Sá da Bandeira dos Clã em que apresentaram o Rosa Carne? Troco por concerto dos Toranja com Pedro Abrunhosa como convidado especial ou qualquer concerto realizado este ano no Coliseu sem ser ballet ou Circo ; )

    By Blogger noiseformind, at 3:51 AM  

  • "Por tudo isto é que entro mais depressa numa livraria do que numa loja de CD´s"

    E por seres uma booklover, claro está :)

    By Blogger Cardoso, at 1:27 PM  

  • os de LESI, dar-lhe email?! lol

    By Blogger Ana João, at 5:31 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer