Luz e Sombra

Friday, October 21, 2005

DT Outubro - Egoísmo: Equilíbrio; por Vera Fonseca

Equilíbrio

É infindável o abismo
Que se expande entre nós.
Tão perto, mas tão longe...
Não ouço a tua voz,
Não a quero ouvir,
Quero sorrir, fugir da tua maldade,
Mostrar a tua ignorância,
Evidenciar o teu egoísmo,
Quebrar este paralelismo,
Antagónico,
Que é o teu ser e o meu...

Pensas que és tu que vives,
Que és tu que sabes,
Por mostrares viver,
E dizeres saber,
Mas ignoras,
A evidência para além do evidente...

Tu não vives,
Não deixas viver,
Aprisionas o teu ser,
Num remoinho rotineiro
De prazer.

Dizes saber,
Ser experiente e culto,
Mas o que sabes?
Que sabes tu do que é importante?
Que sabes da vida?
Do ser, do sofrer,
Do mundo e do seu sentido?
Da virtude e do altruísmo,
Daquilo que nos faz viver,
Ou morrer?
Não sabes, nem um pouco,
Porque nunca tiveste de saber...

Eu talvez não saiba,
Não Tudo...

Seria talvez irónico
Poder afirmar isto,
Mas tu, qual ser real
Ou platónico,
Ensinas-me a perceber...

No teu mundo,
És só tu,
Enrolado na tua ignorância,
Afirmas viver e aprender.

No meu, porém,
Existe sempre alguém,
Que com bondade,
Me demonstra a sua maldade,
E reduz a minha ignorância,
Fazendo de mim alguém melhor.

O Universo é polarizado,
Tudo o que é mau é também bom,
E equilibrado...

Na minha calma,
Por vezes hiatos de euforia
Recordam-me quem sou,
São o meu guia.

Perfeita Utopia...
O egoísmo de alguém tornar-me altruísta,
A sua maldade ensinar-me a bondade,
E a sua ignorância...
... Mostrar-me o caminho para a iluminação.

Vera

4 Comments:

  • Hurrayyy!
    Que bom ver que há ainda resistentes à tempestade tropical que tem deitado abaixo a imaginação de malta do L&S.

    Ainda sobre o post anterior: Gosto muito de Rilke, da sua melancolia e dialética. Já percebi que não sou o único heheheh Sugiro um album (que n é facil de arrranjar) da Anne Clark com o Martyn Bates chamado "Just After Sunset" em que eles cantam exclusivamente (melodiosamente, languida e melancolicamente, docemente e outros mentes) poemas do RMR

    Sobre este original da Vera, estou felicíssimo. Vejo que os textos da Vera tem vindo a mostrar cada vez mais maturidade, sensibilidade e precisão. Tem o ritmo do coração dorido e a ternura fria do vidro onde encostamos a face para pensar. E o final, tá simplesmente cortante e luminoso, como a própria autora sugere

    parabéns mulheres de coragem,

    Der Uberspapaçado

    By Blogger Der Überlebende, at 12:29 AM  

  • Estava a ver que se tinham esquecido do desafio de outubro! Parabens, Vera, esta um belo texto sobre o egoismo e o que ele nos pode ensinar. Curiosamente, fez-me lembrar algumas pessoas que conheco.
    As minhas desculpas pela minha falta de participacao recentemente. Da minha parte, o Luz e Sombra continua vivo, mas esta em stand by por motivos profissionais... Um beijo a todos!

    By Blogger smallworld, at 10:10 AM  

  • Olá vera,

    És uma das coloboradoras que contribuí indubitavelmente para manter a chama deste espaço acesa.

    É sempre um prazer ler-te e mais do que isso acompanhar a tua evolução de escrita, não paras de te aperfeiçoar, de melhorar a cada texto teu.

    Em relação a este também me fez lembrar muitas pessoas conhecidas, eh eh...

    Agora que a vontade de escrever voltou espero nos próximos dias escrever um texto para o desafio temático deste mês!

    beijinho

    By Blogger Eduarda Sousa, at 5:57 PM  

  • Obrigada a todos por serem tão simpáticos... eu não tenho comentado muitos dos vossos textos porque me é comlicado mas vocês têm sido mesmo muito simpáticos....:) é de facto uma pena que todos nós conheçamos alguém que encaixe na perfeição neste ser real ou platónico... mas é como eu costumo dizer... o que seriamos nós sem eles? Beijinhos a todos

    By Blogger Musera, at 1:22 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer