Luz e Sombra

Wednesday, September 28, 2005

DT - Setembro: Umas parcas palavras sobre Solidão, por booklover

Estamos incrivelmente sós no mundo. Por mais amigos que nos rodeiem continuamos sós. Bem nos tentamos enganar do contrário, procurando estar sempre com alguém (mesmo que esse alguém seja um grande chato) ou então usamos o velho truque comum: ligamos a televisão e as vozes iludem-nos por breves instantes que estamos acompanhados. Conheço inclusive pessoas que dormem com a televisão ligada! Mas a dolorosa verdade acaba sempre por chegar: estamos SÓS tanto nas pequenas como nas grandes coisas.

6 Comments:

  • A primeira vez que li o teu texto por algum desígnio li S.O.S, em vez de SOS...foi então que me lembrei daquela antiguinha música do Sérgio Godinho - "Enfim SOS"

    "Triste, é muito triste
    é demasiado triste
    quando
    de tudo o que existe
    tudo parece
    do triste vermelho do S.O.S.

    Mais vale estar só
    grito num sufoco
    socorro, corri
    p’ro teu lábio louco
    lábios murmurando “enfim S.O.S.”

    S.O.S.
    parece que só se ouve essa palavra
    vem de todos os lugares
    vem dos mares, vem dos lares
    dos altares, dos bazares
    vêm alarmes similares
    parece que só se ouve essa sirene
    fala perene
    dentro da nossa voz"(...)

    :)

    By Blogger JoaquimGilVaz, at 3:15 PM  

  • Mas estas mesmo so ou na companhia de ti propria? :)

    By Blogger Joana, at 6:20 PM  

  • Pessoal, isto não é um pedido de ajuda, uma chamada de atenção SOS.... Nada disso... Nem me sinto sozinha, sem amigos ou qualquer coisa parecida... É apenas uma constatação, uma mini reflexão. Encaro a solidão como algo positivo, aliás se não tiver a minha dose diária de solidão começo a sentir-me sufocada, asfixiada, começo a deixar de funcionar mentalmente. Mas também preciso de estar frequentemente com os meus amigos, por a conversa em dia, abraçá-los, ouvi-los... O que eu queria dizer com este texto é que, por exemplo, no meio de um problema por mais consolo e apoio que os nossos amigos nos derem (o que considero importantíssimo) no fundo só nós, e apenas nós, o poderemos resolver, só nós poderemos dar um passo em frente... Sozinhos mas acompanhados por aqueles que gostam de nós...

    By Blogger Eduarda Sousa, at 9:14 AM  

  • ...e se afinal nunca estivermos realmente sós?

    apenas demasiado focados na nossa existência idiossincrática, enquanto vogamos num mar de gente, ideias e fantasmas....

    Der Uber.

    By Blogger Der Überlebende, at 12:33 PM  

  • Li texto... adorei... parei um bocadinho para tentar sentir a solidão para te poder responder dentro du fluxo do tema... e não consegui... fica para próxima... nese momento estou num turbilhão de acontecimentos, coisas pequenas, pessoas, momentos... não consigo isolar-me num espaço só meu para sentir um bocadinho da solidão, sentimento que, confesso, gosto muito... Fica para a próxima:)

    By Blogger Dasha, at 12:38 PM  

  • Atrevo-me a acrescentar que a solidão somos nós que a criamos... Somos nós que a moldamos à nossa imagem e de acordo com a nossa necessidade ou pelo contrário a fomentamos com a nossa fobia e com o pavor de estarmos sós (quando na verdade nunca estamos)...

    By Blogger Synne Soprana, at 9:27 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer