Luz e Sombra

Sunday, October 23, 2005

J.M.

Para mim J.M. era um louco, sempre disposto a provocar-me, a desafiar todos os meus limites, a testar a minha paciência e resistência, a exigir-me o conhecimento de coisas novas, a fazer guerrilhas intelectuais comigo, doido varrido, desejoso de sugar a vida até ao âmago da sua existência. Para ele o conhecimento era tudo, lia cerca de quatro horas diárias ou mais, espicaçava-me, não com a intenção de me inferiorizar mas de o acompanhar na aventura louca do conhecimento… Todos os livros que lia passavam para mim com resumos e questões, provocador inato gozava-me a moleza física. Ardia de vida, exalava folia, contagiava com um humor acutilante e sarcástico… Descuidado no aspecto, para ele os amigos eram tudo, mais os livros e o desporto. Zombava dos professores, a escola dizia-o - atrofiava-lhe a criatividade - a vida de que precisava estava cá fora, na natureza, nas pessoas, nos animais… Amante das horas vagas, do silêncio e da companhia. Embora não o desejasse era o centro das atenções em todos os círculos sociais, tinha o poder de magnetizar as pessoas com a sua graça, sabedoria e perícia. Um dia fartou-se da rotina, começou a sentir-se agrilhoado em todo o seu potencial, queria mais, muito mais da vida e não uma existência trivial e ordinária. Pegou na mochila e partiu rumo ao desconhecido.

8 Comments:

  • isso fez-me lembrar alguem
    tá tão bonito :)

    beijinho*

    By Blogger Perséfone, at 9:27 PM  

  • atitude corajosa, a do JM... e sábia, mais uma vez.

    By Blogger Catarina, at 9:38 PM  

  • Amante das horas vagas
    gostei tanto, tanto disto
    :-)

    By Blogger Joana, at 11:52 AM  

  • A música que estava a ouvir calhou bem com o texto: Jorge Palma - Demónios Interiores. O ritmo tão associado à energia do J.M. e o seu carácter atanazador associado aos "demónios interiores".
    Gostei muito da descrição do J.M.. Penso que cada um de nós tem alguém connosco, uns parecidos com o J.M. outros nem por isso.
    Enfim... não sei mais que dizer; gostei.

    Beijo* :)

    By Blogger SweetSerenity, at 2:35 PM  

  • Mas não conseguem adivinhar quem é J.M.? Infelizmente já está morto mas continua uma lenda viva...

    Descubram lá, é muito fácil!

    By Blogger Eduarda Sousa, at 1:31 PM  

  • ladies and gentlemen

    from Vila Verde, Minho

    Jiiiiiimmmmmm Morrr....
    ups gaita, n era p dizer :x

    bonito texto bookie, a arte da leveza e da imaginação está aqui, num texto siples, intenso e perfumado de fantasias

    é caso para dizer,...
    Light my Fire!

    n liguem, é do stressssssssssssss

    boas escritas,
    Drr Uberlmorrisson

    By Blogger Der Überlebende, at 8:47 PM  

  • Hmmm, got me there. Nao sei porque achei mesmo que estavas a escrever sobre um JM que conhecias. E conheces, nao eh? Eh o teu JM, aquele que te inspirou e inspira pessoalmente.
    Em todo o caso, tenhamos falhado na nossa maioria em adivinhar quem era JM ou nao, mais uma vez escreveste um belo texto que me deu muito gozo ler. :)

    By Blogger smallworld, at 10:18 AM  

  • eu passei so para agradecer o teu comment e deixar um oi..o tempo n da para mais..e tou a cair de sono lol..enfim.. sorry

    By Anonymous Anonymous, at 11:07 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer