Luz e Sombra

Tuesday, February 15, 2005

Platão, Homero, Ésquilo, Confúncio, Virgílio...

"Somos subeducados, atrasados e analfabetos; e neste particular confesso que não faço grande distinção entre a ignorância do meu concidadão que não sabe absolutamente ler nada, e a ignorância do que apenas aprendeu a ler o que se destina a crianças e inteligências medíocres. Deveríamos estar à altura dos grandes da Antiguidade, mas em parte por saber primacialmente quão grandes eles foram. Somos uma raça de homens-passarinhos; nos nossos voos intelectuais mal nos alçamos um pouco acima das colunas do jornal."
Walden ou A Vida nos Bosques – Henry David Thoreau


Leio e releio este parágrafo vezes sem conta! Faz-me perceber quanto tempo já perdi em leituras inúteis e supérfluas. Frequentemente procurámos leituras fáceis que pouco nos ajudam a evoluir e enriquecer intelectualmente. É preciso continuar a trabalhar para elevar a nossa leitura, pensamento e conversa.

Nunca me lembro de ler a um ritmo tão vagaroso como leio agora.

2 Comments:

  • eu acho que ainda devo ler mais devagar... :/

    By Blogger joão martinho, at 4:18 PM  

  • Ola

    Convido-te a ires visitar o meu blog ofilosofo.blogs.sapo.pt

    Teria muito gosto se participasses

    Mikerinos

    By Anonymous Anonymous, at 6:38 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer