Luz e Sombra

Tuesday, March 01, 2005

O Código Da Vinci

Estou quase a acabar o dito... Honestamente não me viciou por aí além, tive até dias de paragem na sua leitura, não por falta de tempo mas porque não me apetecia. Robert Langdon é um personagem comum e não me despertou grande interesse. O que o safa é a muleta Sophie Neveau. A personagem que gostava de ver mais focada e explorada seria sem dúvida Jacques Saunière. Mas o livro também tem aspectos positivos! Dan Brown acaba magistralmente cada capítulo com um mistério que nos induz a devorar imediatamente o seguinte na ânsia de descobrir a tramóia. Outro ponto interessante e para mim o fundamental para eu continuar a ler O Código foi o conhecimento sobre os templários, a simbologia, o sagrado feminino, o Santo Graal... que me deu. Ok, podem não ser informações verdadeiras e sim manipuladas mas pelo menos abre-nos o bichinho da curiosidade de ler mais e estudar estas matérias. E depois o facto de pôr em causa toda a história dos evangelhos, abanando violentamente a igreja, é para mim simplesmente delicioso. Eu, a herege da família! O Código faz-nos pensar... faz-nos pôr em causa todas as nossas crenças e dogmas enraizados pela família desde a nascença. E é aqui que tiro o chapéu a Dan Brown! e não no enredo que até me cansou um bocadito!

Entrevista de Dan Brown aqui. Vale a pena ler!

3 Comments:

  • Eu li este livro num fim-de-semana... Por causa da capacidade do Dan Brown de cozer o fim de um capítulo ao início do próximo. Mas não estou com curiosidade nenhuma de ver o Tom Hanks a fazer o papel de Langdon!

    By Blogger Joana, at 10:50 PM  

  • Devo ser a única pessoa que ainda não leu este livro... Já o tenho há meses em casa e ainda não tinha tido a motivação necessária para o ler (é verdade... não me basta ver o livro debaixo do braço de cada pessoa com quem me cruzo nos cafés, nos transportes públicos, no trabalho...). Mas confesso que depois de ver o programa do ... canal 2?... acho!..., fiquei ambém com essa sensação "booklover": a de nos "abrir", libertar, fazer crescer, alimentar... o bichinho da curiosidade de ler mais sobre estas matérias. Não é por acaso, que surgiram tantos descodificadores, notas explicativas, sites sobre o mesmo.

    By Anonymous Anonymous, at 12:11 AM  

  • Fiquei assustada com o repentino sucesso do dito cujo... talvez por isso, meia desconfiada, o tenha evitado nos primeiros tempos... é normal esse sentimento de não desejar ler um livro que se vê nas mãos de todas as pessoas. também passei pelo mesmo... comecei-o a ler com uma postura muito critica e severa!!! e a minha opinião final é que vale a pena ser lido, não pela conspiração em si mas pela curiosidade que nos desperta e faz procurar e ir mais longe sobre todos os assuntos abordados...

    By Blogger Eduarda Sousa, at 4:23 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer