Luz e Sombra

Wednesday, August 03, 2005

Decadência Literária?

Enveredei por atalhos diferentes como leitora. Posso passar o dia inteiro a ler mas já não devoro freneticamente todos os livros como antigamente, sempre num desassossego debilitante de passar ao próximo. Não. Hoje em dia já não é assim. Já não leio ou aceito tudo o que me vem parar às mãos. Pelo contrário, rejeito-os ou abandono-os logo de início. Ao entrar nas livrarias sinto-me esbofeteada por todas as novidades recém-chegadas, causam-me náuseas, enjoam-me. Perdi a vontade de ler as contracapas ou mesmo de lhes dispensar o mínimo de atenção.
Após cada leitura concedo muito tempo a pensar no que acabei de ler. Talvez por isso as minhas leituras sejam extremamente fleumáticas e obstinadas. Mas fazem-me sentir bem, fazem-me pensar que talvez esteja a aprender alguma coisa realmente importante. Lancei-me há dias na literatura grega. Depois de uma pesquisa sobre Ésquilo, comecei a ler o "Prometeu Acorrentado". Durante o período lectivo, todos os dias ao chegar à Universidade do Minho sou recebida pela estátua de Prometeu logo à entrada. Há três anos que passo todos os dias por ele e só agora começo a conhecer e compreender o seu significado. Porquê perder tanto tempo em romances e historietas de ‘chacha’ que apenas conduzem à completa inércia e letargia mental? Hoje olho para a minha lista de leituras do último ano e reparo que, salvo raras excepções, sempre me agarrei ao mais fácil e imediato, leituras para embalar antes de adormecer…. Não quero mais isto! Se temos acesso ao que de melhor há em literatura para quê ler as frivolidades mais baixas e primárias? Tenho vindo a aprender a desperdiçar livros que não me interessam para nada.
Resta-me dizer que toda esta modificação se começou a produzir depois de um manjar substancial: "Walden ou a vida nos bosques" - Thoreau.

ps - regressei de férias, como estou por casa sem fazer um chavo vou começar a responder ao desafio crimes perfeitos

5 Comments:

  • Sabes, concordo contigo, perde-se muito tempo com esses tais livros de chacha, muitas vezes so para dizer que se esta a ler qualquer coisa, infelizmente, vejo isso muitas vezes, mas pior são os que nem os fáceis se dignam a ler [como é o meu caso] houve ali uma altura quando tava a crescer que me desliguei mesmo de tudo, leitura, escrita, etc... perco-me assim em 5 seg. nas paginas do livro, como ja disseram aqui a concentraçao inicial que leva alguem a interessar-se no livro, no meu caso morre na praia.. no entanto é uma tendenciazinha que ando a tentar inverter.. :D Uma amiga minha acabou de ler Prometeu Acorrentado, e pelo que percebi gostou mui ;D depois partilha a experiencia :)

    beijinhoo*

    By Blogger Perséfone, at 2:08 PM  

  • Perséfone, talvez esta tua tendência de não te conseguires agarrar a um livro é porque nunca tiveste em mãos um realmente bom. Tenho um dos meus livros preferidos emprestado: O Fio da Navalha, de Somerset. Quando mo devolverem, envias-me a tua morada por email para eu to emprestar.

    É verdade Earworm, todas as Grandes questões que nos atormetam e perseguem já foram colocadas, reflectidas e pensadas pelos grandes sábios de muitos secúlos atrás. Por isso é urgente ler e tentar compreender estes filósofos.

    Deixo uma questão! Poder-se-á ouvir falar constantemente de Platão sem nunca ter lido nada seu?

    By Blogger Eduarda Sousa, at 10:52 AM  

  • Pois, talvez seja isso.. quando era pequena era facil agarrar-me a qualquer coisa e devorar, agora ja nem tanto, é como dizes, cansa olhar para tanto livro quando se entra numa livraria e depois ter sorte em levar para casa um que seja bom ainda é mais complicado, vou ver se me agarro a Apariçao e depois aos Maias, ja que a escola requer e tal, muuuito obrigada pela oferta :) foste mui querida mesmo ^^

    beijinhooo*

    By Blogger Perséfone, at 8:15 PM  

  • Great post thaanks

    By Anonymous Henry H, at 3:11 AM  

  • Good reaad

    By Anonymous Henry H, at 5:16 AM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer