Luz e Sombra

Saturday, January 29, 2005

O estranho caso do cangurito

Uma história tão simples e verdadeira...
Eu felizmente consegui sair da bolsa, mas foi difícil, muito difícil e ainda hoje luto para não voltar para lá!


1. A Mamã Canguru guardava-o na sua bolsa e não o deixava crescer livremente.

2. Cangurito colocou a sua cabecita fora da bolsa, olhou à sua volta e exclamou: "Mamã, que grande é o mundo! Quando é que me deixas sair por aí à descoberta?".

3. A Mamã Canguru respondeu: "Eu própria vou mostrar-to, sem que precises de sair da bolsa. Não quero que te juntes a más companhias, nem que te exponhas aos perigos do bosque. Eu sou uma canguru responsável e decente".

4. Cangurito suspirou profundamente e deixou-se ficar na bolsa da sua mãe, sem protestar... Aos poucos, Cangurito foi crescendo, crescendo... de tal forma que a bolsa da Mamã Canguru começou a rebentar pelas costuras.

5. Ao ver que o filho já quase não cabia na sua bolsa, a Mamã Canguru disse-lhe: "Proíbo-te de continuares a crescer...". Cangurito, obediente, a partir desse momento deixou de crescer.

6. Entretanto, de dentro da bolsa da sua mãe, Cangurito começou a fazer perguntas acerca de tudo aquilo que via à sua volta. Era um animalzinho muito inteligente e mostrava que tinha muito jeito em Matemática.

7. Como não era fácil encontrar as respostas que satisfizessem a curiosidade do seu filhote, a Mamã Canguru ficava muito aborrecida e um dia disse-lhe: "Proíbo-te de voltares a fazer tantas perguntas."

8. Cangurito, que cumpria as normas de obediência dos pais, deixou de fazer perguntas... e ficou com cara de aborrecido.

9. Um dia, Cangurito viu passar uma Cangurita da mesma idade. Era a "canguru" mais bonita que ele jamais tinha visto em toda a sua vida! E, enchendo-se de coragem, disse à sua mãe: "Quero casar-me com essa Cangurita!".

10. A Mamã Cangurita derramou uma lágrima ao mesmo tempo que lhe dizia: "Filhote, queres abandonar-me por uma canguru qualquer? É esta a paga por tudo o que passei e fiz por ti?"

11. Proíbo-te de casares! Proíbo-te de casares!

12. E Cangurito assim fez... Não se casou. E quando a Mamã Canguru morreu, tiraram o Cangurito da bolsa da defunta. Era um animal muito estranho! O seu corpo era pequeno, como o de um recém-nascido, mas a sua cara tinha rugas, como se ele fosse já um animal muito velho.

13. Quando Cangurito tentou pôr-se de pé, no chão, o seu corpo ficou coberto de suores frios. E Cangurito disse assustado: "Tenho medo do chão... tudo parece mexer-se à minha volta!"

14. Os familiares de Cangurito meteram-no num tronco de uma árvore e ele passou o resto dos seus dias com a cabecita de fora do tronco da árvore.

No “Ofício de Pais”, o mais difícil não é dar vida aos filhos, mas sim, dar-lhes a liberdade!

5 Comments:

  • grande verdade,menina!
    eu acho que ja saí da bolsa de mama!!!
    Às vezes até penso se terei vontade de dar la uma saltada,mas vejo que ja não caibo e no fundo deixei de querer caber...

    By Blogger Ana João, at 1:10 PM  

  • Eu também consegui sair. MAs foi muito difícil.. Mas saí a tempo e encontrei um canguru muito atraente com que talvez até me case! Às vezes os canguritos, quando são suficientemente fortes também são capazes de ensinar os pais a dar-lhes liberdade...

    By Blogger Joana, at 2:06 PM  

  • Eu ainda não encontrei o meu canguro! e sair da bolsa não é fácil, nada fácil, é uma luta de todos os dias, especialmente quando ainda se mora em casa da mãma. Queremos sair à força, revoltámo-nos, discutimos... mas quando surgem dificuldades corremos para lá...

    By Blogger Eduarda Sousa, at 4:56 PM  

  • Pode até ser difícil sair da bolsa, mas não será compensatório?
    Alegrias, tristezas, riso e choro, não farão eles parte da nossa vida? E que bom é ter uma vida...
    Devemos dar aos nossos filhos a oportunidade de descobrirem o mundo tal como nós tb o fizemos... mais cedo ou mais tarde, depende de cada um de nós.
    ... vida sem ter vida não é vida...

    By Blogger Babies, at 11:59 AM  

  • Dedicada a AV, uma "canguru" que insiste demasiado em ver o mundo para além da sua bolsa... se ao menos quisesses ser livre...!


    Hurt - Nine Inch Nails (The Downward Spiral, 1994)

    I hurt myself today
    To see if I still feel
    I focus on the pain
    The only thing that’s real
    The needle tears a hole
    The old familiar sting
    Try to kill it all away
    But I remember everything
    What have I become?
    My sweetest friend
    Everyone I know
    Goes away in the end
    You could have it all
    My empire of dirt
    I will let you down
    I will make you hurt
    I wear my crown of shit
    On my liar’s chair
    Full of broken thoughts
    I cannot repair
    Beneath the stain of time
    The feeling disappears
    You are someone else
    I am still right here
    What have I become?
    My sweetest friend
    Everyone I know
    Goes away in the end
    You could have it all
    My empire of dirt
    I will let you down
    I will make you hurt
    If I could start again
    A million miles away
    I would keep myself
    I would find a way

    By Blogger Der Überlebende, at 4:24 PM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer