Luz e Sombra

Monday, April 11, 2005

O Livro Negro (Parte 2); 500 palavras para um blog by Der Uberlende

O Livro Negro (Parte 2)
Cheguei a casa. Consegui passar desapercebido por entre as mulheres que recolhiam as crianças da rua e que preparavam o mato para as camas dos animais. Quando passei pela porta da tasca havia uma amena cavaqueira e um cada vez menos discreto festim regado a vinho verde e broa, tudo em “honra da boa senhora” que descera à cova horas antes. A borracheira era tal que mesmo que eu apregoasse que o livro negro estava agora nas minhas mãos ninguém iria sequer ver.
Sento-me à beira da lareira, onde crepitava um toro de carvalho em suaves labaredas. Olhei para a capa de couro negro que encadernava o abominável volume e tentei discernir o título. A suadeira procedente das mãos tensas e artríticas da velha tinha carcomido as letras, tornando indecifrável o que antes era legível, no que eu admitia ser letra gótica trabalhada a dourado. Passando a capa, deparo-me com uma dedicatória escrita com pena e tinta azul metileno, que recortava as seguintes palavras por cima do papel de cânhamo amarelecido pelos anos de cativeiro:

“Para a minha filha Augusta,
Que desde o berço sejas temente a Ele
Que a tua vida seja dedicada a servi-Lo e a impôr a Sua obra,
Damião,
6 de Junho de 1906”


Que temor seria esse? Porque haveria um pai de condenar uma filha a uma vida servil dedicada à imposição do medo e do julgamento? Quando comecei a desfolhar o livro deparei-me com passagens sublinhadas:

“a rebelião é como o pecado de feitiçaria...”
“matai todo o varão entre as crianças; e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as crianças fêmeas, que não conheceram algum homem deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.”
“E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim”
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia”
“Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus”
“...o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz... E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu... Na verdade vos digo que não passará esta geração sem que estas coisas aconteçam”
“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade”
“ O fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre”
“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas espada”


Seguiam-se inúmeros versículos e passagens sobre incesto, infanticídio, brutalidade sobre as mulheres e homens “desviados”. Os meus olhos liam detalhes de torturas e massacres em massa tanto de pecadores como de inocentes, de senhores que abusam e violam em nome do Senhor, de morte e horror interminável.
Este era o livro negro que a velha impunha sobre nós. A Sagrada Bíblia.

10 de Abril de 2005,

Der Uberlende

11 Comments:

  • Gosto. Uma visao obscura da religiao nao menos obscura. "God kills more than cancer!"

    By Blogger aquelabruxa, at 5:49 PM  

  • De facto, acima de tudo as palavras têm a interpretação que aqueles que as lêem lhes querem dar.
    Pobres daqueles que seguem as ideologias alheias sem nunca as questionarem!
    Gostei bastante, está bastante fiel ao teu estilo. Mas na 1ª parte já tinha suspeitado que seria esse (mal/bem)dito livro.

    By Anonymous Anonymous, at 12:37 AM  

  • Caro Der Uberlende

    Imprimi este texto explosivo e fui a correr dá-lo a um familiar católico ferveroso. Queria saber a sua opinião, três pontos que ele me disse e que quero partilhar:

    1. " Quem escreveu este texto é uma pessoa desviada que está claramente do lado do mal, do lado do Diabo"

    2. " A Bíblia é uma obra demasiadamente complexa para poder ser interpretada desta forma leviana e isolada, é óbvio que retirando os versículos do contexto eles significarão outra coisa"

    3. " Quem escreveu isto vai contra a moral, as regras da sociedade..."

    Tentei conversar com ele mas é impossível porque se recusa sequer a ouvir ou conhecer outros pontos de vista. Esse familiar,

    - afirma-se cristão mas nunca em toda a minha vida o vi a meter os pés dentro de uma igreja para assistir à missa, é um católico não praticante que se desculpa desta forma: "eu sei que devia ir à missa mas não vou e arrependo-me muito". Sabe melhor ficar a dormir na caminha ao domingo de manhã.

    - Nunca o vi a ler a Bíblia ou sequer outro livro sobre religião, creio que a desconhece mesmo por inteiro.

    - Nunca o vi a reflectir ou pensar sobre aquilo em que acredita.

    - Limitou-se a vestir a batina de cristão e pronto, fica por aí.


    Fiquei chocada e impressionada com a sua cegueira ou recusa em querer conhecer mais, ouvir e respeitar outras opiniões.
    Concluí que é apenas mais um do rebanho! e, meu Zeus, espero nunca vir a ficar assim...

    By Blogger Eduarda Sousa, at 10:32 AM  

  • Cara Booklover,

    Ao ler o que escreveste sobre o teu parente, só me veio à cabeça este tema dos Nine Inch Nails:

    Nine Inch Nails - Heresy
    "The Downward Spiral" (1994)

    he sewed his eyes shut because he is afraid to see
    he tries to tell me what I put inside of me
    he's got the answers to ease my curiosity
    he dreamed up a god and called it Christianity

    your god is dead and no one cares
    if there is a hell I will see you there

    he flexed his muscles to keep his flock of sheep in line
    he made a virus that would kill off all the swine
    his perfect kingdom of killing, suffering and pain
    demands devotion atrocities done in his name

    your god is dead and no one cares
    drowning in his own hypocrisy
    and if there is a hell I will see you there

    burning with your god in humility
    will you die for this?

    By Blogger Der Überlebende, at 1:05 AM  

  • "(...)Quero dizer, não vou dizer à minha avó que ela fica nervosa muitas vezes desnecessariamente. Ela tem noventa anos. Nem vou dizer-lhe que o Cristianismo é uma religião inconsciente de propósitos esquecidos, como tantas outras. Pelo contrário, levo-a à missa, recordo a minha infância, e tento perceber o que há de simbólico na celebração da vida em torno da adoração de um Deus. Tento decifrar a origem da lógica. Acabo por concluir que ir à missa é o mesmo que ir a uma festa transe. As pessoas apenas querem unir-se, dar e receber amor, sentir as energias do Universo, de si próprias, e purificar-se. Comer a hóstia é o mesmo que tomar um ácido. A religião é uma inevitável condição humana. Não acreditar em nada é acreditar que não se acredita em nada (...)"

    By Anonymous Anonymous, at 10:33 AM  

  • Ehehe... Por acaso concordo parcialmente com o parente da booklover! Citar coisas fora de contexto da azo a grandes confusoes. Mas tambem abre os olhos para o que esta nas entrelinhas. As palavras estao la, para quem as quiser ver. Ha quem prefira ver outras palavras na Biblia. Tudo depende daquilo em que se acredita. Um livro eh so um livro! Belo texto, Der Uberlende, gostei acima de tudo do ambiente da aldeia que soubeste retratar vivamente! Mais contos da aldeia, por favor!!

    By Blogger smallworld, at 11:35 AM  

  • Der Uberlende:
    Adoro o lado negro do teu conto. Esta personagem, bem explorada, dava um livro por si só. :) A história é boa e está muito bem escrita.
    Fazes um juízo de valor velado ao citar versículos bíblicos. O Antigo Testamento (de onde deduzo que retiraste isto) é uma crónica bélica, social e histórica muito sumarenta. Pouco tem dos fundamentos do cristianismo moderno. O problema é que há muito boa gente que o interpreta ainda como discurso religioso, quando na verdade é a parte da Bíblia que mais fala de sangue, sistema patriarcal e luta pelo poder.
    Daí a tua história, acho.
    Parabéns.

    By Anonymous Anonymous, at 5:38 PM  

  • Caro/a earworm:

    De facto a maioria das passagens são do antigo testamento, uma obra terrível que faz parecer qualquer livro do Stephen King um conto de fadas. No entanto, pelo menos uma passagem é do novo testamento, do livro das revelações (ou apocalipse). Quanto à seleção dos versículos, tentei separar as águas, i.e., não misturar a minha interpretação (como autor) com a fixação (da personagem e do seu pai)pelas passagens escolhidas. Tentei de facto evitar os (meus) juizos de valores, espero te-lo conseguido.
    O que é preocupante é que se usem passagens de arcaicos textos de guerras e tiranias tribais para impôr sobre a humanidade de hoje o poder inquestionável de um "deus" demasiado humano. Basta ver quantas passagens do antigo e novo testamento foram usadas para "argumentar???" a acção americana sobre o Iraque... entre milhentos outros exemplos!
    Agradeço-te muito o teu elogio e o teu apoio, e espero poder continuar a escrever ao nível das tuas/vossas expectativas :)

    By Blogger Der Überlebende, at 1:12 AM  

  • desconfie que o livro de capa preta fosse a biblia! :)

    mas creio estar aki uma pos~ção radical em relação a biblia! ha certas passagens que são de facto estranhas, e que em tudo se afastam da religião...

    no entanto, gostei desta tua visão, deste teu texyo...

    By Anonymous Anonymous, at 6:15 PM  

  • Deixa-me dizer-te que este é um dos melhores textos que li na blogosfera. Isto não é um simples exercíco de escrita criativa: é Literatura!

    By Blogger Eduarda Sousa, at 11:37 AM  

  • O Antigo Testamento (quem o terá mesmo escrito… ou compilado?) está completamente fora do tempo, fora do espaço, fora do contexto, … se é que algum dia foi adequado… sobre o NT apetece-me destacar que Paulo só pode ser Grande, o livro do Apocalipse está ainda por aprofundar em todo o seu imenso simbolismo… e não muito mais, entre aquilo que foi permitido chegar aos nossos dias…
    Sobre o Deus transcendente, como afirmam reverentemente os Antigos, É Aquele sobre o qual nada se pode dizer, senão não seria Absoluto, para além do Mal e do Bem – já em si relativos. Nós estamos imersos no relativo… aqui… “Demon deus inversus est!” Sobre o Deus (ou mais correctamente, deuses) imanente(s), está também ainda quase tudo por descobrir: “Nosce Te Ipsum!” ou “Homem conhece-te a ti mesmo!” Vem isto a propósito deste texto tão bem imaginado e construído. Há um imenso mundo por desvendar… Como é em cima assim é em baixo… De facto, é de uma estupidez ignorantemente (e perversamente e maliciosamente) atroz admitir-se sequer que existe um deus (pasme-se!) feito à nossa imagem. Nós… que mal começamos a perceber a imagem velada na sombra do que temos (quase mecanicamente) sido… e só quando nos apercebermos dessa imagem poderemos, só então, aspirar a tactear Aquele que realmente a projecta. Disse-me um dia Amigo: Não és tu que tens uma Alma, é uma Alma que te tem a ti. Não podia ter mais razão… ainda que provavelmente eu ainda não a entenda em todo o seu esplendor. Muitos textos, como este aqui focado, não pode senão contribuir para agrilhoar, sufocar, incitar à culpa, ao medo, à dor fútil, ao julgamento implacável, … à separatividade – uma das maiores heresias da nossa civilização.
    “Não creias em algo apenas porque a leste ou porque alguém te disse.” Palavras sábias estas de Siddharta Gautama. Ouvir, sim. Mas, pensar, por nós mesmos. (Seremos todos vacas, como escreve a stella, ou ovelhas, como dizem tantos outros, até aqueles que se convencem que são «pastores»?) Parece-me que ainda não passamos de sombras esmorecidas de Tudo quanto ignoramos Ser. Quem somos nós afinal?

    By Anonymous Anonymous, at 3:01 AM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer