Luz e Sombra

Saturday, April 23, 2005

Um NÃO do meu herói, Álvaro de Campos. E até vem a calhar... (um aparte: há por aqui, na blogosfera, muito boa poesia escondida...). Até já.

Não

Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar,
E um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo...
Não, cansaço não é...
É eu estar existindo
E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Como tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.

Não. Cansaço por quê?
É uma sensação abstrata
Da vida concreta —
Qualquer coisa como um grito
Por dar,
Qualquer coisa como uma angústia
Por sofrer,
Ou por sofrer completamente,
Ou por sofrer como...
Sim, ou por sofrer como...
Isso mesmo, como...

Como quê?...
Se soubesse, não haveria em mim este falso cansaço.

(Ai, cegos que cantam na rua,
Que formidável realejo
Que é a guitarra de um, e a viola do outro, e a voz dela!)

Porque oiço, vejo.
Confesso: é cansaço!...

Álvaro de Campos (a.k.a. FP)

4 Comments:

  • Cansaço (2)

    Estou tão cansado de tudo
    Estou tão desolado com tudo
    Baixo os meus olhos
    e tenho-me a mim.
    Ergo os meus olhos e vejo-te a ti.
    Fecho as minhas mãos
    e agarro-me a mim.
    Abro as minhas mãos
    e encaro-te a ti.
    Baixo os meus braços
    e enrolo-me a mim.
    Ergo os meus braços
    e imploro por ti.

    Deixa-me levar-me até ti.
    Deixa-me trazer-te até mim.
    Deixa-me mergulhar
    na luz eterna.
    Deixa-me desaparecer.
    Deixa-me crescer.

    Permite-me sofrer.
    E eu deixo-me sofrer.
    Eu só quero servir-te.
    Eu só quero respeitar e dar-me
    mesmo a quem se esqueceu de ti.
    Deixa-me respirar-te!
    Deixa-me amar-te!

    Abilio Oliveira in "Olhar Interior"

    (também tu, meu amigo, o meu herói!)

    By Blogger Der Überlebende, at 8:06 PM  

  • Bem gostava eu de ter capacidade para conseguir compreender tudo o que Álvaro de Campos diz... :)

    By Blogger Eduarda Sousa, at 8:21 PM  

  • muito obrigada pelo teu comentario em tudo elogioso.. :)

    fico muito contente que tenhas gostado do que leste, mas nao sou merecedora de tal elogio [embora saiba bem de vez em quando ouvir coisas assim, bgd :)]

    tenh medo de desiludir [e sei que vai acontecer] pq nao tenho esse "dom" que me atribuiste :)

    tambem aprecio fernando pessoa, mas ali como a booklover gostava eu de perceber tudo o que as suas palavras nos dizem..

    beijinho grande :) *

    By Blogger Perséfone, at 10:06 PM  

  • Cara P.

    Se bem conheço o meu camarada (não estivessemos nós no 25 de Abril ;) Ouriço-Caixeiro (sim, é verdade, é isso que Der Igel quer dizer :)), ele NUNCA na sua vida ofereceu de bandeja um elogio fácil a ninguém. Duvido que ele fizesse isso por ti!

    Não tenhas medo de nos desiludir... nem de nos maravilhar!

    Olha o excelente caso da tua amiga Booklover: o que eu e o meu irmão já lhe "demos na cabeça" para ela se soltar tá a dar frutos. Aos poucos vai-se revelando em todo o seu esplen-dor (não é erro...) e trocando o registo de diário por uma prosa madura e sofrida. O teu poema "Dedos "(http://astheneia.blogspot.com/2005/04/dedos.html visitem já e deliciem-se!!) é de uma simplicidade e beleza raras, qual orquídea num pântano de blogs, floresceu e trouxe-nos o encanto e sedução da imagem e dos sentidos.

    Transforma esses medos em inspiração e ilude-nos a todos com os teus encantos!


    Aposto que não é só o Der Igel que concorda comigo...

    By Blogger Der Überlebende, at 4:14 AM  

Post a Comment

<< Home


 

referer referrer referers referrers http_referer